Casa de Campo

O projeto de uma casa de campo, chácara, sitio ou fazenda em primeiro lugar busca uma grande interação entre a área externa e a área interna, a de acolhimento das atividades.

Vejamos em principio um grande terreno, sem nenhuma interferência ainda realizada. Primeiramente o levantamento da vegetação existente e a escolha da vista mais privilegiada e da melhor insolação, que permita uma casa iluminada e sem o inconveniente de um sol direto nas áreas de permanência prolongada; a definição de onde estarão os caminhos, acessos e onde esta vegetação deverá ser adensada, procurando criar um ambiente integrado no contexto maior e também protegendo a residência seja de um foco de ruído permanente (no caso da proximidade com rodovias) seja uma barreira para o vento predominante, criando nichos ao ar livre que proporcionem um acolhimento agradável aos que desfrutarão desse ambiente.

Além da vegetação, a característica do terreno, quais as ocorrências naturais que podem e devem ser preservadas. Às vezes um afloramento de pedra, só para citar um exemplo, pode ser um excelente ponto de partida para definição de trajetos e implantação. 

A implantação da área residencial requer um estudo da insolação, da seleção da vista da paisagem mais privilegiada, já que estamos num terreno de grandes dimensões e a previsão de onde estarão as áreas descobertas, de estar ao ar livre como piscina, quadra ou campo de futebol, onde estará o pomar e até uma horta.

Se tiver dependências para caseiro, ou outras edificações além da sede principal, como devem se integrar essas edificações e como se dá o trânsito das pessoas que lá vivem esporadicamente e as que permanecem cotidianamente.
Quando criarmos um núcleo residencial num terreno que já tem outras atividades implantadas, além de outras edificações procedemos também a essa seleção buscando integrar as áreas que tenham compatibilidade como piscina, churrasqueiras e o núcleo residencial através de caminhos, pergolados, renques de vegetação, canteiros de flor, e outras pequenas intervenções que formem a personalidade do conjunto, sem correr o risco de fazer da gleba uma imensa colcha de retalhos.

Uma característica que vale a pena ser citada para a elaboração dos projetos de casa de campo é a maior liberdade de interação entre os ambientes, já que a finalidade maior quase sempre é acolher reuniões de convivência ampliada. Quem está na cozinha e quem está na piscina transitam o olhar pelos mesmos espaços. 

Arquitetos Renata Toledo Leme e Egidio Simoni.

27.julho.2005 
Publicado no suplemento CASA & CIA. do Jornal de Piracicaba

Egidio Simoni Arquiteto & Associados     Rua Prudente de Moraes 1593 - Bairro Alto - Piracicaba SP     Fone 19. 3434 7189 ou 19. 9753 5844